Pós-graduação EAD

Como escolher um curso de Pós-Graduação?

A disputa pelas melhores vagas de emprego é cada vez maior e, por isso, ter uma pós-graduação no currículo pode fazer toda diferença!
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (2010), para cada ano de estudo que o brasileiro acumula em seu currículo, há um aumento de cerca de 15,07% em seu salário. Ou seja, além de contribuírem para que você concorra pelas melhores vagas, os cursos e especializações também são fundamentais para que você conquiste remunerações mais altas.
Mas escolher a pós-graduação ideal pode ser um processo desafiador – afinal, é um investimento importante e são diversas possibilidades. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira! :)

1. Conheça os tipos de pós-graduação

Antes de descobrir qual curso combina mais com você, vale lembrar que existem dois tipos de pós-graduação – uma voltada para atuação no campo acadêmico, outra focada no mercado de trabalho. Entenda as diferenças das modalidades:

Stricto sensu

Essa modalidade é indicada para quem gosta de lecionar ou pesquisar e quer atuar na área acadêmica. É no Stricto Sensu que se enquadram o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Lato sensu

Já a modalidade Lato Sensu é indicada para quem busca adquirir competências voltadas às atividades do mercado. Os cursos desta categoria são o MBA e a Especialização.

Saiba mais sobre a diferença entre Pós-Graduação e MBA

2. Defina seus objetivos profissionais

Após a conclusão da graduação existem várias opções, entre elas: se aprofundar em um segmento específico do ramo da sua graduação ou seguir para novos rumos e mudar de área. O próximo passo é definir seus objetivos de carreira! Confira alguns questionamentos que podem te ajudar a analisar quais cursos estão alinhados a essas metas: Onde eu quero chegar com a pós-graduação? Quais cursos estão em alta no mercado? Quais conhecimentos específicos minha área exige? Existe outra área pela qual eu me interesso? Com base em suas respostas, converse com profissionais que atuam nas áreas que mais te interessam – além de tirar dúvidas, é a oportunidade ideal para fazer networking!

3. Escolha um tema

Uma grande aliada nesta etapa é a regra da complementaridade. A pós-graduação complementa a visão generalista do profissional com conhecimentos técnicos e vice-versa. Ou seja, a formação generalista e especialista se complementam. Veja algumas possibilidades:

Pós para se especializar

Escolher um curso dentro da área de graduação é ideal para quem busca o título de especialista no trabalho que já exerce ou quer exercer. Por exemplo: se você é graduado em Direito e quer se tornar especialista em uma área específica, considere cursos como:

Direito Penal

Direito do Trabalho

Direito do Consumidor

Direito Marítimo

Pós para acelerar a carreira

O MBA é recomendado principalmente para quem já atua em cargos altos ou almeja ocupar posições de liderança. Esse tipo de curso é uma excelente alternativa para ampliar os conhecimentos sobre o mercado, pois é focado em Negócios. Entre eles:

Marketing e Vendas

Empreendedorismo e Gestão de Negócios

Coaching e Gestão de Pessoas

Gestão de Projetos.

Pós para mudar de área

A pós-graduação também é uma excelente alternativa para quem está pensando em expandir os horizontes e mudar de área ou desenvolver novas habilidades! Algumas especializações atraem profissionais de diversos segmentos justamente por abordarem assuntos amplos. Um bom exemplo são os cursos de Marketing, que podem beneficiar tanto os graduados em Comunicação quanto profissionais de Administração, Direito ou Ciências Políticas. Dica extra: antes de decidir seu curso, certifique-se de que ele não exige formação em uma área específica!

4. Escolha do curso e Instituição de Ensino

Qualidade do ensino

Avalie se as disciplinas da matriz curricular são relevantes para seus objetivos e como você pode aplicá-las no dia a dia. Além disso, é interessante saber quem serão seus futuros professores e de que forma eles podem contribuir no seu aprendizado através de suas bagagens e experiências.

Custos

Planejamento financeiro é muito importante ao ingressar em um curso de especialização. Por isso, avalie suas opções e opte por mensalidades que caibam em seu orçamento.

Flexibilidade de horários

Se você tem pouco tempo livre, a carga horária e o formato das aulas podem ser determinantes para a escolha. Nestes casos, vale a pena investir em um curso a distância com aulas que ficam gravadas – desta forma, você tem mais autonomia para estudar, encaixando as atividades de acordo com sua própria rotina.

Reputação da instituição

Independentemente do curso e da área de atuação, busque instituições que tenham boa reputação, sejam credenciadas pelo MEC e ofereçam uma metodologia de ensino eficiente.

E aí, gostou das dicas?
Conheça também nossas opções de cursos de Pós-Graduação Online. Aqui na UNINASSAU as aulas são ofertadas em duas modalidades: Pós EAD, com aulas gravadas e Pós Ao Vivo, com possibilidade de interação em tempo real com os professores.

Leia também:
Diferenças entre Pós EAD e Pós Presencial
Como escolher um curso de especialização em Administração?


Leia também: