Como escolher uma Pós-Graduação em Administração? 5 dicas

Escolher uma pós-graduação na área administrativa pode até parecer uma tarefa simples para quem já atua no mercado e possui uma carreira consolidada. Porém, com tantas oportunidades de especialização, é fundamental estabelecer alguns critérios para garantir a qualidade da certificação.
Para facilitar esse processo, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo na escolha. Confira!

O que você precisa saber antes de escolher sua pós-graduação nessa área?

Os cursos na área de gestão e negócios são muito procurados não somente por graduados na área de Administração, mas também por profissionais que acabaram migrando de área ao longo da carreira ou pessoas que desejam empreender em suas próprias áreas de atuação como Marketing, Jornalismo, Engenharia ou Design, por exemplo. De acordo com o diretor do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), em entrevista concedida ao Portal UOL Educação, 31% dos cursos de especialização escolhidos pelos brasileiros em 2019 concentram-se na área de gestão – essa conclusão tem como base a soma das matrículas em disciplinas como Ciências Sociais, Negócios e Direito. Devido à alta demanda, hoje são oferecidos diversos tipos de especialização na área e, com um leque maior de disciplinas, os cursos tornam-se cada vez mais direcionados e personalizados. Só na modalidade à distância da UNINASSAU, por exemplo, são mais de 100 cursos ofertados.

Como escolher uma especialização em Administração?

1. Defina seu objetivo de carreira

Como você se imagina profissionalmente daqui a cinco anos? Com o que gostaria de estar trabalhando ou então, qual cargo quer ocupar? Ter em mente os motivos que te levaram a considerar uma especialização é fundamental durante o processo de escolha. Se você faz parte do grupo de profissionais que quer empreender, pode ser interessante cursar uma pós-graduação em Finanças Corporativas ou um MBA em Gestão de Empresas. Mas se o objetivo for prestar concursos públicos, por exemplo, pode ser mais vantajoso investir em um curso de Administração Pública.

2. Investigue suas opções

Depois de entender qual campo de estudo combina mais com seus objetivos profissionais, procure os cursos disponíveis dentro da categoria. Considere seus pontos fracos e fortes, onde ainda precisa evoluir e quais disciplinas são indispensáveis para que você conquiste não somente um certificado, mas a satisfação de estudar o que gosta. Assim fica mais fácil reduzir o número de opções!

3. Entenda as diferentes modalidades

Há algum tempo os cursos presenciais deixaram de ser as únicas opções para quem quer atualizar o currículo. O ensino online vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e oferece formatos diferenciados de aprendizado. Aqui na UNINASSAU, por exemplo, os cursos de pós-graduação não presenciais estão disponíveis em duas modalidades: a Pós EAD possui aulas pré-gravadas que podem ser assistidas quando e onde o aluno quiser. Já na Pós Ao Vivo, as aulas online possuem interação em tempo real com professores e colegas de turma. Para acertar na escolha, considere as vantagens e desvantagens de cada formato e entenda qual se adequa melhor às suas necessidades. Seu tempo livre e preferências de estudo devem ser levados em consideração!

4. Avalie o tempo de curso

Por serem disciplinas focadas, a especialização possui carga horária menor que a da graduação de Administração. Aqui na UNINASSAU, os cursos duram em média 12 meses. Se você precisa atualizar seu currículo com urgência, os cursos de 6 meses de duração são uma excelente oportunidade de acelerar sua carreira na área de negócios sem abrir mão da qualidade de ensino. Já as opções de um ano de duração são recomendadas para quem prefere estudar no seu próprio ritmo.

5. Pesquise sobre a instituição

Antes de assinar o contrato, investigue também a credibilidade da universidade escolhida. Verifique o quadro de professores, a avaliação e se os certificados são reconhecidos pelo Ministério da Educação, assim você garante não apenas o diploma, mas a qualidade dos seus estudos.

Pronto! Depois de passar por esse checklist, você está a um passo de escolher seu curso. E que tal conferir também as oportunidades de especialização EAD e Online da UNINASSAU?

Você também pode se interessar por:
Por que fazer um curso na área de tecnologia?