Pós-graduação EAD

Diferenças entre Pós EAD x Presencial

Ainda há muitas dúvidas em relação a qual modalidade de ensino escolher para fazer uma pós-graduação: presencial ou à distância (EAD). Por isso, preparamos um artigo completo sobre os dois formatos para te ajudar a descobrir qual deles se encaixa melhor no seu perfil. Confira!

Como funciona a pós-graduação presencial?

As aulas da pós-graduação presencial são realizadas no espaço físico da instituição e, por isso, é necessário estar no local todos os dias. Além disso, a frequência é exigida para aprovação do aluno, e junto com a nota mínima, é um fator decisivo para concluir as matérias.

Vantagens da pós-graduação presencial

Interação presencial com professores e colegas de turma; Oportunidade de networking com outros profissionais de outras áreas; Horários definidos para assistir às aulas – ideal para quem tem dificuldades em gerenciar os estudos de forma autônoma;

Como funciona a pós-graduação EAD?

Na pós a distância, as aulas são gravadas pela instituição de ensino e ficam disponíveis junto com os materiais de apoio. Além disso, pontualmente, também pode haver webconferências ao vivo com especialistas. A plataforma online pode ser acessada 24 horas por dia.

Confira nossas opções de cursos EAD.

Vantagens da pós-graduação online

Autonomia para gerenciar os estudos de acordo com a rotina do aluno; Aulas e materiais disponíveis 24h por dia; Fóruns para tirar dúvidas com os professores; Praticidade para assistir às aulas quando e onde quiser.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Pós-Graduação EAD.

Outros formatos de ensino virtual:

Importante lembrar que hoje os cursos a distância são oferecidos em diversos formatos. Aqui na Uninassau, por exemplo, a modalidade de Pós Ao Vivo é uma excelente opção para quem prefere a praticidade do EAD, mas não abre mão da interação em tempo real com colegas e professores.

Conheça outras vantagens da Pós Ao Vivo.

Dúvidas frequentes sobre as modalidades de ensino

1. Tem diferença entre o certificado da pós-graduação EAD e da pós-graduação presencial?

Não! Desde que a instituição escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), seu certificado de pós-graduação será emitido da mesma maneira e sem nenhuma indicação sobre a modalidade. Afinal, a decisão de como fazer o curso, é só sua. Em outras palavras: para os dois casos, a validade do certificado tem a ver com o reconhecimento pelo MEC e não com a modalidade de ensino escolhida.

2. Como colocar a pós EAD no currículo ou Linkedin?

Não é necessário especificar a modalidade de ensino do curso. As informações que realmente importam para seu currículo são: A instituição onde realizou o curso; A carga horária; A data de início e data conclusão (ou a previsão de término, caso ainda esteja cursando).

3. A Pós EAD tem a mesma qualidade da Pós presencial?

É importante lembrar que os cursos de EAD são regulamentados pelo MEC e que as duas modalidades contam com a mesma carga horária e o mesmo certificado! Ou seja, se a instituição tem a autorização e o reconhecimento do MEC para oferecer o curso, seja ele presencial ou a distância, o certificado tem validade em todo o território nacional. Além disso, o que garante a qualidade do curso não é o formato das aulas, mas o conteúdo ministrado, a experiência dos professores e, claro, sua dedicação aos estudos.

Independentemente da modalidade, para concluir sua pós será necessário foco e dedicação. Considere as características de cada formato, decida qual curso combina mais com você e bons estudos!

Consulte todas as nossas opções de cursos de Pós-Graduação Online!

Leia também:
Por que fazer uma Pós-Graduação em Tecnologia?
Como escolher uma Pós em Administração?


Leia também: