Pós-graduação EAD

Profissões em alta no futuro: quais são as tendências do mercado?

Quais são as profissões em alta no futuro? Para responder essa questão, é preciso antecipar as tendências do mercado. Acima de tudo, o consenso nesse tipo de pesquisa mostra que as profissões que unem tecnologia, sem deixar de lado o capital humano, serão mais valorizadas.

É importante ressaltar que a profissão do futuro é aquela que tem alta demanda no mercado. No entanto, o profissional deve investir na carreira que tem vocação. O equilíbrio entre valorização e vocação é capaz de transformar qualquer profissão em tendência.

Continue a leitura para saber quais as melhores profissões para o futuro e o impacto da tecnologia sobre essas profissões!

O que são as profissões do futuro?

Profissão do futuro é um conceito usado para definir as carreiras que estão em alta no mercado de trabalho nos próximos anos. Para isso, diversas pesquisas são realizadas ao redor do mundo.

O resultado serve de balizador para muitos estudantes escolherem sua formação ou ainda para que muitos decidam apostar em uma nova profissão, de olho nas demandas do mercado. Afinal, uma carreira de sucesso é desejo de todo profissional.

O impacto da tecnologia no futuro das profissões

E cada vez mais a tecnologia influencia as profissões que estarão em alta no futuro. Não por acaso, já se fala em Saúde 4.0 para abordar a automação na Medicina. Isso porque a Indústria 4.0, também chamada de "quarta revolução industrial" tem grande domínio em todos os segmentos.

Vamos entender um pouco como esse termo surgiu.

Essas "revoluções'' ao longo dos anos podem ser definidas como transformações causadas pela tecnologia. Basta olhar para o passado para entender e projetar o futuro, por exemplo.

Quais são as quatro revoluções industriais?

Em uma passagem rápida, podemos explicar que a primeira revolução industrial aconteceu em meados do século 18, com as máquinas a vapor substituindo os animais. A segunda começou com o surgimento da energia elétrica, no século 19.

A terceira revolução chegou com a internet e a popularização dos computadores pessoais.

Já a quarta onda, ou a Revolução 4.0, surge com a automação, a utilização de diferentes tecnologias em diversos setores, a digitalização de atividades e questões como a internet das coisas e a computação em nuvem, por exemplo.

Quais as melhores profissões para o futuro?

Ou seja, não há como negar que a tecnologia vai impactar diretamente no futuro e isso, claro, inclui as profissões mais demandadas nos próximos anos. Vamos ver quais são as melhores profissões do futuro?

As profissões abaixo foram levantadas no estudo "Projetando 2030: uma visão dividida do futuro", idealizada pela Dell Technologies, empresa multinacional norte-americana de tecnologia da informação.

Hacker genético

Não é ficção científica. Este profissional da saúde vai utilizar a tecnologia para proporcionar melhorias nas células e evitar doenças genéticas, por exemplo.

Este curso está relacionado às áreas de Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas.

Conheça: MBAs e especializações online na área da saúde.

Desenvolvedor de materiais educacionais online

A pandemia do novo coronavírus mostrou que o ensino online veio para ficar. E cada vez mais será necessário um profissional para desenvolver materiais para as plataformas digitais.

Esses profissionais podem ser tanto da área de Comunicação como de Educação e também de outras áreas de formação. A UNINASSAU já torna os cursos de ensino a distância mais atrativos, antecipando as tendências.

Conheça: Especializações Online em Educação.

Defensor de Ética Tecnológica

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, em 2020, muitas dúvidas surgiram sobre a importância de proteger os dados na internet. Pequenos e grandes negócios são impactados, assim como as pessoas físicas.

Para intermediar a relação entre a inteligência artificial e os humanos, será fundamental a mediação de um Defensor de Ética Tecnológica. Ele pode ser formado nas áreas de Ciência da Computação, Filosofia e Direito, por exemplo.

Conheça: Especializações Online em Direito.

Analista de dados da Internet das Coisas

Internet das coisas é um conceito para explicar a interconexão digital de tudo o que existe com a internet. Pode ser considerada uma rede de objetos físicos capaz de transmitir dados.

Analisar esses dados será uma profissão do futuro nas áreas de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outras.

Conheça MBAs e Especializações Online Em Tecnologia

Gestor de Resíduos

O que fazer com tantos resíduos sólidos produzidos pela indústria de hoje em dia? Essa será uma questão para o profissional do futuro responder, bem como atuar juntos aos governos para encontrar soluções para esse problema que já afeta milhares de pessoas.

Os cursos relacionados dessa carreira inovadora são Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Química e Engenharia Ambiental.

Conheça: Especializações Online em Engenharia.

Como se preparar para as profissões do futuro?

A melhor maneira de se preparar para as profissões do futuro é investindo no conhecimento e no desenvolvimento profissional.

Agora que você conhece cinco profissões do futuro, que tal conhecer os cursos de pós-graduação da UNINASSAU?

A universidade oferece pós-graduações em diversas áreas, como Direito, Saúde, Negócios, Educação, Comunicação, Tecnologia e muitas outras que estão no rol de profissões do futuro.

Seu futuro na UNINASSAU

Confira duas das pós-graduações relacionadas às tendências do futuro e comece agora a investir na sua carreira. Lembre-se que todos os cursos ofertados pela UNINASSAU são reconhecidos pelo MEC.

Especialização em Ciências de Dados

Com duração de 6 meses, este curso vem ao encontro do crescimento do mercado para as atividades de business analytics e para as tecnologias Big Data.

Quem quer se dedicar à profissão do futuro e ser um analista de dados da Internet das Coisas também pode investir nessa pós-graduação. Mensalidades a partir de R$226,10.

Digital Security

Com 12 meses de duração, este curso foca na segurança da informação e é uma ótima opção para quem desenvolver-se como Defensor da Ética Tecnológica, uma das profissões do futuro.

Mensalidades a partir de R$ 140,10

Agora que você já sabe quais são as profissões do futuro, confira nossa lista de cursos de pós-graduação online e comece agora a investir na sua carreira.


Leia também: